6 dicas para você melhorar seu blog



Ontem eu entrei em um grupo no WhatsApp onde só tem blogueiras, daí papo vai, papo vem, começamos a visitar o blog umas das outras, e logo depois estávamos avaliando, dando dicas, críticas construtivas e etc.. Então eu pensei  “por que não fazer isso no blog também?”. E foi aí que surgiu a ideia para esse post.

Não é que eu e a Naty sejamos super experientes, ou manjamos tudo de como ter um blog de sucesso, mas é que com um ano nessa vida nós conseguimos aprender uns macetes, e outra: Também já fomos blogueiras iniciantes e passamos por muitos perrengues. Mas como eu já disse, aprendemos muito (e pretendemos aprender ainda mais),então por que não passar  um pouco desse aprendizado para quem está iniciando agora e já tá para desistir por causa das dificuldades, ou para quem está calculando a ideia de criar um blog? Por isso listei umas coisinhas que irão te salvar, mais cedo ou mais tarde, ou então facilitar sua vida.

1. Aparência:

Primeiro vamos falar do Layout (isso inclui seu cabeçalho, abas, fundo, gadgets, fontes, tudo!) Você já deve ter cansado de ouvir falar que a aparência é tudo para um blog , e é verdade! Quando se trata disso não tem MIMIMI de “Ah Rafa, mas o que importa é o conteúdo e blá, blá, blá”, é óbvio que o conteúdo importa, mas você tem que pensar da seguinte maneira: 50% Conteúdo, e 50% Aparência. Não acredita? Então se ponha no lugar de um leitor que está entrando em tal blog pela primeira vez e dá logo de cara com um fundo escuro, fontes escuras, banner neon cheio de purpurina e GIFs. Ele vai logo tomar um susto, e o máximo que vai ficar lá é um tempinho para ler um post (ou talvez nem isso) e sair correndo pra nunca mais voltar.

Então vale a pena você pagar para alguém fazer, ou até mesmo se arriscar e fazer um que é a sua cara, tem sites por aí onde você encontra Brushes, que são essas imagens fofinhas de garotas, e acessórios que a gente vê por aí nos banners da vida. o meu preferido é o Photoscape Brushes.

2. Fotos:

Novamente algo relacionado a aparência. As fotos para um blogueiro são como um manequim para uma loja, primeiro que postagem sem foto é sem gracinha, e segundo que é como você vai ilustrar para os leitores o assunto do qual você tá tratando. Já imaginou se você fez parceria com uma loja, daí ela te manda o produto toda animada com a divulgação que vai receber e você faz uma resenha super diva, mas deixa as fotos escuras, desfocadas, sem ângulo.. Poucas pessoas irão se interessar, correto? Então tente sempre dar um ajuste no brilho, no contraste, investir em uma boa câmera, e até mesmo usar um filtrinho.
Eu indico o Vsco CAM (para android e iOS) e o Photoscape.

E lembre-se, se pegar imagem de algum outro site SEMPRE DÊ OS CRÉDITOS.

3. Ortografia:

É claro que ninguém é perfeito e sempre corre o risco de cometer erros, a gente mesmo sempre comete uma gafe por aqui, isso é perdoável, o que não pode é exagerar e ficar matando o português frase após frase, além de que é super chato para quem está lendo. Por isso, sempre que estiver em dúvida em relação a grafia de alguma palavra, pede um help pra um amigo ou pesquisa no Google!

4. Divulgação:

Você tá lá domingo de manhã sem nada pra fazer e resolve divulgar o seu blog nas redes sociais, até aí tudo beleza, só que aí tu começas a colocar links desenfreados em todos os grupos do Facebook e a tatuar na testa frases como “vamos trocar likes?”, “me divulga que eu te divulgo’, “segue de volta?”.. Cara.. PARA QUE TÁ FEIO! A maioria das blogueiras hoje em dia detesta esse tipo de coisa, e os usuários se sentem incomodados. Então pega leve que com um tempo os seguidores (Reais – sim, reias, porque com troca de seguidores você só consegue números, mas não interação) vão chegar até você.

5. Comprometimento:

Essa dica serve não só para o blog, mas para o dia a dia. Se você fizer um sorteio/promoção envie o prêmio direitinho, fez parceria com uma loja? Divulgue o produto, começou uma coluna? mantenha-a atualizada. São coisas simples,mas demonstram para o leitor que você se importa com ele, se importa com o que está fazendo, e isso vai fazer toda diferença na hora de tornar um visitante periodístico em um seguidor fiel.

6. Personalidade:

Nunca force a barra, pode parecer clichê, mas seu blog deve refletir sua personalidade, foi esse um dos motivos de termos mudado de Livros, Amor e Chocolate para Tô Bem, Tô Zen. A gente ama ler, ama falar sobre livros, mas não amamos só isso! Gostamos de falar sobre coisas que estão presentes no nosso cotidiano,como músicas, um pouquinho de moda, séries e etc.. É isso que estou querendo dizer, trate de assuntos que você sabe e gosta de falar, pois desse modo irá inserir sinceridade e confiança no que diz, e todos irão curtir.

E se mesmo depois dessas dicas você continua perdido, então vira amigo da Bruna Vieira, da Paula Buzzo ou da Melina Souza e pede uma divulgaçãozinha para elas, haha ;)

Então é isso, se tiver mais alguma dica deixa aí nos comentários, beijoos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita ♥
Deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer ♥
Comentários do tipo "segue de volta" serão ignorados ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...